Pular para o conteúdo principal

Single-Board Computer (SBC)

Explore algumas tecnologias Raspberry Pi, Cubieboard, Banana Pi, Arduino, entre outros computadores de placa única.

2020 Best Single Board Computers/ Raspberry Pi Alternatives | All3DP

    Um single-board computer (SBC) ou ainda Computador de Placa Única é essencialmente um computador completo compreendido em uma única placa de circuito impresso (PCB), contendo os componentes eletrônicos mínimos necessários para seu funcionamento, tais como memória principal, processador e input/output.

    Ao contrário de um computador desktop moderno, um SBC não precisa de memória ou armazenamento adicional para inicializar. Ele não exige que você passe os cabos de alimentação em um gabinete lotado, nem que você prenda uma RAM, conecte a ventoinhas no gabinete ou esmague um glóbulo do tamanho de uma ervilha de pasta térmica sob um dissipador de calor.

    A relativa simplicidade dos SBCs permite que eles sejam fabricados rapidamente e a um baixo custo. Além disso, a padronização das especificações por modelo de SBC confere uma grande capacidade de otimização de acordo com seus objetivos, que vão desde o uso no processo de ensino-aprendizagem até aplicações industriais mais complexas, como nas áreas médica, robótica ou aeronáutica.

Vejamos alguns SBCs mais populares:

  • Raspberry Pi

    O Raspberry Pi é um computador de baixo custo e que tem o tamanho de um cartão de crédito desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. Para usá-lo, basta plugar um teclado e um mouse padrão a ele e conectar tudo isso a um monitor ou a uma televisão. o Raspberry Pi, suporta o sistema operativo Android, e múltiplas distribuições de Linux de onde se destaca o Ubuntu.

  • Cubieboard

Cubieboard 2

    A Cubieboard é uma board constituída por um sistema embutido, do tamanho sensivelmente da palma da sua mão e com um poder de processamento notável.  As características por si só são atrativos mais que suficientes, principalmente sabendo que se decidir optar pelo Cubieboard não irá ficar prejudicado ao nível dos sistemas operativos suportados por este microcomputador. Assim como o Raspberry, o Cubieboard também suporta o sistema operacional Android e múltiplas distribuições de Linux, de onde se destaca o Ubuntu.

  • Banana Pi

Banana Pi – Wikipédia, a enciclopédia livre

    O BPI-F2S é a nova versão do Banana Pi, minicomputador que cabe no bolso do usuário e que conta com placa voltada para executar tarefas mais pesadas. Concorrente direto do Raspberry Pi, a nova versão do miniPC oferece suporte a sistemas Linux (Debian ou Fedora), conta com processador ARM de quatro núcleos e 1 GHz de velocidade e é destinada ao uso em sistemas embarcados para a criação de dispositivos de Internet das Coisas (IoT). É esperado que o novo modelo do minicomputador consiga executar as principais tarefas de objetos que fazem parte da Internet das Coisas, como geladeiras, aspiradores de pó e lâmpadas inteligentes.

  • Arduino

A-UNO-R3 Arduino UNO R3

    O Arduino foi criado em 2005 por um grupo de 5 pesquisadores: Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis. O objetivo era elaborar um dispositivo que fosse ao mesmo tempo barato, funcional e fácil de programar, sendo dessa forma acessível a estudantes e projetistas amadores. Além disso, foi adotado o conceito de hardware livre, o que significa que qualquer um pode montar, modificar, melhorar e personalizar o Arduino, partindo do mesmo hardware básico.

    Depois de programado, o microcontrolador pode ser usado de forma independente, ou seja, você pode colocá-lo para controlar um robô, uma lixeira, um ventilador, as luzes da sua casa, a temperatura do ar condicionado, pode utilizá-lo como um aparelho de medição ou qualquer outro projeto que vier à cabeça.

  • Tinker Board

90MB0QY1-M0EAY0 - Buy Tinker Board 2 GB - Asus - Distrelec

    O Tinker Board é um SBC fabricado pela ASUS, introduzido no mercado em 2017 para competir com o Raspberry Pi, apresentando, inclusive, as mesmas dimensões e distribuição de conectores do último. Ao contrário do seu competidor de baixo custo, no entanto, o Tinker Board se propõe a ser uma alternativa com maior desempenho, possuindo processador e GPU mais robustos.

    Em se tratando de GPU, aliás, um dos maiores destaques do Tinker Board é o seu suporte à reprodução de mídias de alta qualidade, até mesmo em resolução 4K. Essa grande capacidade gráfica faz dele um bom candidato em aplicações que envolvem jogos, visão computacional, reconhecimento de gestos, processamento de imagens, dentre muitas outras.

  • BeagleBone Black

    O objetivo desta placa é fornecer uma plataforma para a criação de novos dispositivos System-on-Chip. A maior força do BeagleBone Black é que, ao contrário do Raspberry Pi, ele possui um flash de 8 bits integrado, do qual pode inicializar o Linux diretamente em dez segundos. Portanto, você pode dispensar o cartão SD até que precise atualizar o kernel, o que torna o início um processo relativamente fácil. Embora a placa tenha sido desenvolvida com Angstrom em mente, ela funcionará bem com Ubuntu, Debian e uma série de kernels mais exóticos.

    Existem também outros Single Board Computers como o Paralella, Warpboard e Radxa Rock todos eles têm um preço relativamente baixo e podem servir para criação de dispositivos de Internet das Coisas (IoT), para estudo ou outras coisas.


Qual é o melhor computador de placa única?

    Não existe um único 'melhor' SBC; cada um satisfaz um nicho diferente. As comparações diretas entre eles são, portanto, quase sempre equivocadas. O Odroid pode superar de longe um Raspberry Pi em termos de potência, mas como custa o dobro, os dois dificilmente podem ser descritos como concorrentes.

    A maioria das pessoas que estão lendo este blog, no entanto, será relativamente recém-chegada que não têm certeza do que está procurando. Se for você, então recomendamos o Raspberry Pi. Não apenas porque é acessível, mas porque tem o mais amplo suporte. Você inevitavelmente encontrará dificuldades durante suas primeiras incursões no mundo da SBC. O arduino também é uma ótima escolha, visto que é mais barato, com muitas vantagens. Entretanto, se você pretende desenvolver aplicações mais avançadas que exigem maior poder de processamento, o Tinker Board pode atender melhor às suas necessidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Virtualização: Servidores, Desktop, Sistemas Operacionais, etc.

Este guia fornece uma visão geral das tecnologias de virtualização de desktop - opções para oferecer experiências de desktop seguras, ágeis, fáceis de gerenciar qualquer dispositivo. Vamos entender o que significa a virtualização de sistemas e como podemos implementá-la a partir das novas ferramentas.      A virtualização cresceu em muitas áreas, incluindo desktops virtuais, armazenamento virtual, memória virtual e muito mais. Embora muitos profissionais de TI acreditem que a virtualização se designa apenas a máquinas virtuais (VM) e implementações de sistema operacion al, ela vai muito além disso. Um conjunto cada vez mais amplo de tecnologias de virtualização está redefinindo os principais elementos de TI em organizações em todos os lugares. Mas o que significa virtualização?      Bom, antes estudarmos as ferramentas e processos de virtualização, vamos desmistificar sua definição em um contexto mais amplo. A virtualização, como o nome indica, cria uma versão virtual de um item que

Computação em nuvem

Uma nova forma de guardar seus arquivos  A computação em nuvem em geral é um serviço disponibilizado para sistemas que buscam um centro de dados, seja armazenamento, softwares, rede, ou outros recursos. Essa nuvem de informação busca inovações mais rápidas e recursos flexíveis, se paga apenas pelo serviço da nuvem em questão e a economia é muito grande, sem dúvidas, pois não é algo físico e ainda podemos modificar e tornar mais eficiente. Conheça alguns serviços de nuvem Mega O Mega é um serviço de armazenamento em nuvem e hospedagem de arquivos. O site foi lançado em 19 de janeiro de 2013 para coincidir com o aniversário de um ano do término do seu antecessor Megaupload. experimente o Mega. Google Drive Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos que foi apresentado pela Google em 24 de abril de 2012. Google Drive abriga agora o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações, e muito